Friday, April 18, 2008

FISL - Considerações finais sobre o segundo dia

A palestra do Frederico foi muito interessante e ele apresentou diversos softwares livres educacionais disponiveis para linux. Engraçado como isso foi novidade para muita gente que assistia a palestra, acredito que exista um grande desconhecimento desta área por parte das pessoas sejam educadores, sejam programadores e/ou curiosos. Uma das coisas que notei aqui no FISL foi que as palestras classificadas como educação e inclusão digital eram muito mais inclusão digital do que educação... E a grande maioria do que pude ver ou pelo menos ler sobre, tinha como autores pessoas de diversas áreas... Infelizmente professores ou pedagogos eram poucos. Por isso vejo a importância ainda maior que pode ter um grupo que tenha professores incluidos no processo de pensar e adaptar software para uso educativo.

E este grupo teve sua gênese, com a primeira reunião que aconteceu após a palestra do Frederico. Nesta conversa com os interessados em participar do grupo de tradução de software livre educacional ficou acertada a idéia da criação de um portal sobre o assunto, pretensiosos que somos e precisamos ser ;-)

Queremos pensar um portal de software livre educacional com dicas de software, discussões de possibilidades educacionais, idéias de uso destes softwares com os alunos além da tradução e adaptação dos softwares e manuais para o português brasileiro.

Tem muita gente interessante e interessada no projeto, acredito que tenha tudo para ser um sucesso, já que tem pedagogos, professores de diversas áreas, programadores, enfim, um grupo bem diversificado o que vai contribuir para que o portal possa atender as diferentes necessidades em termos de software livre na educação. Amanhã tem palestra de tradução do kde, com certeza espero participar porque o kde tem muita coisa interessante em termos de softwares educativos e nada melhor que juntar esforços para não ficar repetindo e replicando trabalho, coisa que não ajuda a ninguém.

E que venha o último dia... Quero ver se consigo tirar uma fotinha com o tux de boné amarelo, uma graça 8:-)

2 comments:

Paulo Francisco Slomp said...

Olá Carla!

Lamentei que não pude assistir a palestra do Frederico http://fisl.softwarelivre.org/9.0/papers/pub/programacao/538

Além de nossa reunião, conversei com ele três vezes pelos corredores. Foi muito proveitoso. Compartilhamos e concordamos sobre algumas idéias a respeito de tradução.

Saluti!

Fábio Navarro said...

Vocë chegou a assistir a palestra do Gambiarra ? Um comeco de desenvolvimento de jogo pra ensinar fisica pras criancas ?

[]'s Fábio (o que fez o selinho e aprensentou a pelastra do Gambiarra = D)