Friday, April 18, 2008

FISL - Segundo dia

As coisas neste segundo dia estão ficando mais interessantes. Assisti a palestra da Léa Fagundes e da professora Roseli sobre o XO, o famoso laptop de 100 dólares. O projeto piloto é bem interessante e as possibilidades que esta maquininha oferece são inúmeras. A aprendizagem colaborativa real... Olha difícil explicar mas acredito, assistindo esta palestra que é possível e vale a pena trabalhar com esta perspectiva. Os alunos usando o laptop dentro dos eventos, pesquisando o que querem saber sobre determinado assunto que estão vendo numa visita a um museu por exemplo é uma das possibilidades. A interface do Sugar... Tem softwares muito interessantes ali...Quero ver se baixo a iso do emulador para fuçar um pouco mais... E aprender um pouquinho sobre os e-toys.

Depois da palestra, tive uma conversa bem legal com o professor de psicologia Paulo Slomp que é da UFRGS e discutimos possilidades de trabalho colaborativo usando redes internas por exemplo, programas que em que os alunos trabalhem usando a rede da escola, sem que, necessariamente estejam conectados o tempo todo na internet. Além disso ele comentou sobre o Kélix que é uma distribuição que usa a idéia do LTSP com um servidor principal e as outras máquinas como clientes ou estações de trabalho, desse jeito o compartilhamento de arquivos fica bem mais fácil de se pensar.

Além disso estamos articulando aqui no FISL um grupo de tradução e adaptação de softwares livres educacionais. Neste sentido, já assisti a palestra sobre o kde-edu e suas novidades que serão implementados no kde 4.0.


Vem coisas interessantes por ai. Uma delas é o Step - simulador interativo de física. Este simulador é bem interessante e conforme você altera os elementos da sua simulação a reação se altera também e o programa resulta uma animação diferente da inicial.

Também ontem conheci o Frederico que é responsável pela tradução do gcompris para português brasileiro e um dos interessados também em criar o grupo de tradução que eu citei. Ele tem comentado altas dicas de softwares, depois preciso anotar tudo. Ele acabou de me mostrar um software que é muuuuito legal. Depois vou falar dele com mais calma no blog ;-)

Agora as 18 horas ele vai fazer uma palestra sobre software livre na educação e depois vamos ver se conseguimos reunir o pessoal interessado na idéia do grupo. Acabei de criar minha conta no twitter! Muito legal 8:-) Tõ pegando altas dicas com o Frederico, não vou comentar tudo aqui porque acho que dá outro post só sobre essas dicas, mas aguardem.

1 comment:

Paulo Francisco Slomp said...

Oi Carla!

As lâminas da apresentação da Léa Fagundes no FISL 9.0 não foram disponibilizadas. Mas o Simão Pedro publicou uma versão anterior dessas mesmas lâminas em http://www.slideshare.net/marinhos/projeto-uca-em-porto-alegre.

As lâminas da Roseli de Deus Lopes também não forma disponibilizadas. Mas encontrei essas aqui: ftp://ftp2.fundacaobradesco.org.br/eventos/ForumSustentabilidade/RoseliLopes.ppt

Algumas informações sobre o projeto OLPC podem ser obtidas em http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/OLPC.

Baixe o live CD do XO: http://olpc.download.redhat.com/olpc/streams/sdk/latest/livecd.

O Endereço da distribuição de software livre educacional Kelix é : http://kelix.upf.br.

O Frederico, do http://www.teia.bio.br, já criou a lista de discussão do grupo de tradução. Estamos todos convidados a participar: http://listas.linuxparaleigos.org/listinfo.cgi/i18n-edu-linuxparaleigos.org

Abraços!