Friday, May 30, 2008

Reflexões e outras cositas

Quarta-feira dia 27 de maio , assisti uma matéria no jornal nacional que me deixou extremamente estressada... Sabe aquela pesquisa da Unicamp, aquela super profunda, que colocou uma questão no final da provinha de avaliação do desempenho dos alunos fazendo a seguinte pergunta, “vocë utiliza computador para fazer sua lição de casa?” com base nestes dados (os alunos que responderam sim se sairam piores na prova dos que os que responderam não) os pesquisadores chegaram a conclusão de que as crianças que usam computador para fazer lição de casa tem desempenho menor na aprendizagem - ( não precisa ser gênio e nem pesquisador da Unicamp para saber que se você deixar o aluno ou seu filho sozinho fazendo a lição de casa usando o computador sem nenhuma orientação é logico que ele não vai fazer lição nenhuma). Esta pesquisa já foi super discutida e considerada pela grande maioria dos educadores e do mundo acadëmico, como superficial para dizer o mínimo. Pois eles utilizaram essa mesma pesquisa para afirmar no matéria sobre tecnologias na escola que os alunos que usam computadores na educação correm o grande risco de ficarem burros... Que esta geração é geração do copia e cola... Que as pesquisas que os alunos fazem são assim e por aí vai... Falaram que as bibliotecas das escolas estão vazias, que os alunos não utilizam mais os livros para fazerem sua pesquisas etc...

Pois bem, atire a primeira pedra quem nunca fez suas pesquisas na época do primeiro e segundo grau da seguinte maneira: Pegava os livros, xerocava (quando a biblioteca emprestava os livros senão a gente tinha que fazer a cópia na mão mesmo) e copiava dos xerox um pedaço de cada livro, uma parte aqui, outra ali... Ou quando dava preguiça copiava tudo de um livro só mesmo... E entregavámos nossas profundas pesquisas... Tinha vezes que como a gente sabia que o professor não ia nem ler o trabalho só enrolávamos no texto para encher lingüiça e o trabalho ficar mais comprido... Como o professor não descobria​? Minha teoria é de que muitos nem se davam ao trabalho de ler a pesquisa, outros até liam mas não tinham paciência de ficar caçando os livros para ver de qual o aluno tinha copiado ipsis literis... E com a internet, e com os nosso alunos? Bom com a internet os alunos continuam recebendo a mesma tarefa que a gente... Entregar pesquisas... Mas como são estas pesquisas? Que afinal são as ditas pesquisas? Bom, continuando... Os alunos, lógico, vão fazer o que a gente fazia, só que em vez de copiar e “colar” dos livros eles vão copiar e colar de sites... Básico não? Ahá! Mas agora os professores sabem de que livros eles copiam e colam... E só dar uma buscadinha rápida pelo google com partes dos trabalhos dos alunos e descobrimos as suas “fontes”... Hmmmm... Será que os alunos que mudaram? Os professores? Ou será que a educação e que continua repetindo e repetindo velhas fórmulas, conseguindo os mesmos velhos resultados ou piores até?

Desculpem se peguei pesado neste post mas é que acho uma matéria como essa que foi vinculada um deserviço para nós... Educadores que acreditam numa educação diferente com o uso de tecnologias sim, mas de uma forma transformadora, criativa, educativa... Fazer o aluno pensar, criar produzir novas coisas, isso sempre foi possível, em qualquer época, no entanto agora existem tantas ferramentas para facilitar esse trabalho que é gratificante e assustador ao mesmo tempo... Elas estáo aí... Estamos aí... Os alunos também... Além disso ainda tem as características da rede na qual, se conseguirmos usá-la a nosso favor, traremos nossos alunos não apenas para passear pela rede, mas estar na rede, ser parte da rede, contribuindo com ela, tendo seu espaço para se posicionar e para criá-la, ou recriá-la...

Um vídeo bem interessante que fala um pouco sobre estas questões se chama VisionofStudents.



Ele está com legendas em português brasileiro pois me animei e fiz a tradução dele... Se tiver algum erro, por favor sintam-se a vontade para corrigir, é só se cadastrar em menos de 5 minutos e você também poderá contribuir com suas traduções por lá... Por essas e outras é que eu sou uma apaixonada pela internet e pela WEB 2.0!

Por fim, tenho que comentar do nosso curso de ferramentas online que está rolando no NTE. Estas coisas que escrevi neste post ficaram mais claras para mim quando conversei com os participantes do curso. Sinto que vai ser uma experiência bem legal , espero que eles aprendam muitas coisas e com certeza vou aprender também.

Por enquanto é só... 8:-)


No comments: